quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Separação e coleta seletiva de materiais recicláveis - Parceria com a Associação Beija-flor

O consumismo exacerbado é o reflexo da sociedade moderna, sua consequência é desastrosa e amplia-se da esfera individual para a social, ecológica, global...
A quantidade do lixo gerado, principalmente, nas grandes cidades é um dos principais problemas ambientais e um desafio para a gestão pública. A sociedade consome cada vez mais, e cada vez mais descarta ao ambiente as sobras da sua "produção". E sobra para quem? Infelizmente, na maioria das vezes, é a Natureza quem deve dar conta do recado... Mas pode (e deve) sobrar para quem vive de "sobras"! Os catadores de materiais recicláveis são fundamentais para desafogar o ambiente de tanto lixo. Lixo esse que para alguns é motivo de desprezo, para essas pessoas (cidadãos e cidadãs dignísssim@s do nosso respeito) é fonte de trabalho, renda e esperança de uma vida mais honrada.
Nós dos Cuidados Ambientais sabemos dessa importância e damos muita força! Firmamos parceria com diversas empresas e condomínios residenciais. Ali fazemos um trabalho educativo com os geradores do material, explicando a correta maneira de separá-los e acondicioná-los . A associação fica encarregada de fazer a manutenção da separação e coletar o material semanalmente, já que a nossa cidade ainda não conta com coleta seletiva pública. Tudo muito fácil! É só querer!
Os interessados em colaborar podem entrar em contato conosco ou diretamente com a Associação Beija-for, com a Vanuza ou o Ranieri (3534-3014). As outras associações/cooperativas são: Cooprec (3208-4350); Acop/MNCR (Rafael 9932-3415); Coopersol (3524-8618).
As imagens são dos catadores da associação, com a mão na massa! Na ordem: o contêiner de coleta seletiva em um dos condomínios, o trabalho de mobilização da comunidade, a catação com carrinhos e na empresa e a prensagem do material na sede da associação para ser comercializado.

Um comentário:

Isabel U.Ramos disse...

Parabéns pelo blog!

Grande abraço,

Isabel
Verde que te quero ver-te.