domingo, 23 de dezembro de 2007

Outros que dizem o que pensamos - poema

Mas se Deus é as flores e as árvores E os montes e o sol e o luar; Então acredito nele, Então acredito nele a toda a hora, E a minha vida é toda uma oração e uma missa, E uma comunhão com os olhos e pelos ouvidos. Mas se Deus é as árvores e as flores E os montes e o luar e o sol, Pra que lhe chamo eu Deus? Chamo-lhe flores e árvores e montes e sol e luar; Porque, se ele se fez, para eu o ver, Sol e luar e flores e árvores e montes, Se ele me aparece como sendo árvores e montes E luar e sol e flores, É que ele quer que eu o conheça Como árvores e montes e flores e luar e sol. E por isso eu obedeço-lhe, (Que mais sei eu de Deus que Deus de si próprio?), Obedeço-lhe a viver, espontaneamente, Como quem abre os olhos e vê, E chamo-lhe luar e sol e flores e árvores e montes, E amo-o sem pensar nele, E penso-o vendo e ouvindo, e ando com ele a toda a hora.
O guardador de rebanhos
parte V Alberto Caeiro (Fernando Pessoa)

Um comentário:

Anônimo disse...

Que interessante já que Deus é as flores, o monte, a natureza e as outras coisas como a água, logo se amamos a natureza estamos amando a Deus.