domingo, 23 de dezembro de 2007

Agenda 21 Pirenópolis

A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992, gerou como resultado a aprovação de um documento com os compromissos para a mudança do padrão de desenvolvimento no próximo século, denominado Agenda 21, dentre outros. Todos os países se comprometeram em construir suas Agendas cujo foco é a sustentabilidade em todos os aspectos. O Brasil possui e sua agenda assim como alguns Estados e Municípios. Existem também, e o que é muito interessante e relevante, as Agenda 21 empresariais, A21 na escola etc.
Com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, e recursos financeiros destinados por esse órgão, a Prefeitura Municipal de Pirenópolis iniciou, em Abril de 2006, o processo de construção da sua Agenda 21. Como de praxe, o processo foi dividido em três etapas: Formação e nivelamento, Diagnóstico e Planejamento.
Mas infelizmente, por problemas e interferências dos interesses políticos e ideológicos a Agenda 21 de Pirenópolis está, desde Dezembro de 2006, estacionada nos resultados obtidos durante o diagnóstico, ainda não tendo sido realizado o planejamento e a finalização do documento.
Mesmo assim, o mais importante é que as etapas concluídas foram realizadas de maneira realmente democráticas e com a participação efetiva da comunidade. Os interesses e opiniões da comunidade tiveram, ainda que durante pouco tempo, espaço ativo e efetivo de reivindicação e de construção de opinião sobre a realidade de Pirenópolis.
E é preciso que se diga: PIRENÓPOLIS ESTÁ COM MUITOS PROBLEMAS: sociais, urbanísticos, ecológicos e políticos, que pelo andar da carruagem, só piorarão! Uma pena...
As imagens são das oficinas de Formação e de construção do Diagnóstico da cidade. Equipe de trabalho: Aurélia Garcia Cavalcante, Laura Jaime Ramos, Patrícia E. Sahium.

Nenhum comentário: